26 abril, 2006

Memória do Povo

A falta de estrutura, a falta de uma visão mais objectiva em relação a cultura, a falta de verbas e o impasse na realização de projectos na área patrimonial são, actualmente, o maior obstáculo para a preservação da memória de um povo.
Numa sociedade cada vez mais mediática, onde o passado é cada vez mais esquecido e desprezado, torna-se urgente realizar algo para evitar uma perda irreparável da memória do povo.
O resultado deste Blog é fruto de um trabalho conjunto de desenvolvimento de teorias e métodos com colaboradores oriundos de diferentes áreas do conhecimento voltados para as discussões sobre o vasto Património Cultural de Pendilhe.
Neste Blog estarão presentes temas sobre arqueologia, antropologia, história, etnografia e sociologia. Bem como, rituais, comemorações, lendas, mesinhas, etc. Enfim, tudo que esteja relacionado com as manifestações culturais do povo Pendilhense
Entendendo a memória social como um fenómeno complexo, construído colectivamente, que se manifesta nas representações, rituais, comemorações, textos, instituições e outras manifestações da cultura e da sociedade, se faz necessário o estudos sobre as configurações de patrimónios como práticas sociais que visam a indexar e a representar fragmentos da memória social.
A dimensão visual do património (tangível e intangível); a Imagem, alegoria e símbolo em rituais e performances, o Património Ambiental e paisagem enquanto referências visuais, postais, ruínas, vestígios, rituais, sinais e inscrições, narrativas, Imagens efémeras e perenes também são objectos presentes neste estudo.
Em cada local, as tradições possuem características peculiares que dão "relevância" e "significado" cultural importantes a nível nacional ou até mundial. Essa importância é definida pela descoberta de dados de ocorrência única ou que colaboram com o avanço das ciências aliadas ao património cultural. Portanto, a destruição do património cultural, em qualquer lugar, significa uma perda para a própria história do povo português e da Europa.

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com