“No dito lugar e comcelho de Pemdilhe viuem... 32.
Este comcelho não tem outro lugar ou quymtam somente o dito lugar o quall tem de termo huma legoa em comprydo e outra em larguo parte e comfromta com ho lugar de sam Joanjno que he do mosteyro da Irmida e com ho comcelho da Varzea da Serra e com ho comcelho de Vylla Coua Acoelheyra e com ho comcelho de moins”.
GAMA, Manuel Fonseca da. Terras do Alto Paiva,Memória histórico-geografica e etnográfica do concelho de Vila Nova de Paiva, Tip. Voz de Lamego, L.da. Lamego, 1940.
Pendilhe foi vila e sede de concelho até 1834, altura em que passou a ser integrada no concelho de Fráguas, até 7 de Setembro de 1895, passando depois para o concelho de Castro Daire, até 13 de Janeiro de 1898, sendo, a partir de então, integrada no concelho de Vila Nova de Paiva, do qual faz parte actualmente.
01 maio, 2006
Comcelho de Pemdilhe
Postado por
Sergio Pereira
às
11:42 da tarde
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Parabéns Sérgio, por mais este blog sobre as histórias de Pendilhe, que certamente existem muitas. Vitor Esteves.
Serginho!!! Patrimônios material e imaterial... é isso aí, vamos lutar pra que eles não morram. Parabéns pela iniciativa. Afinal, Sardinhas 88 que se prezem, devem lutar pelos mesmos princípios ...Beijos
Ana
É sempre bom trazer ao presente património histórico perdido e esquecido.
Pobre terra que tem andado de concelho em concelho.
Um abraco beirao.
para bens a todos os que fasem lembrar-nos de pendilhe e a todos os pendilhensses [viva pendilhe capital das aldeias e nome unico] um abraco a todos nos de pendilhe,
Parabens pelo blog,ajuda-nos a conhecer melhor a nossa terra,e bom saber que alguem se preocupa com a nossa historia
Enviar um comentário